Nossa próxima CONANE Regional será a CONANE Catarinense!
Data da realização do evento: 15 e 16 de novembro de 2019
Horário: 8:30 às 17:30
Local: Pró-CREP (Criar, Reciclar, Educar e Preservar) - R. Nelson Manoel da Silva - Enseada da Pinheira, Palhoça - SC

 
SOBRE A CONANE

Conferência Nacional de Alternativas para uma nova Educação

Em 2013, sonhamos juntas uma nova educação possível e possibilitadora de vivências plenas de significado e propósito. Chamamos este sonho de CONANE - Conferencia Nacional de Alternativas para a nova Educação.  
Queríamos saber quem sonhava conosco uma educação assim, convidamos 18 escolas e descobrimos 450 educadores trilhando o mesmo caminho, cada um em seu espaço. Nos  descobrimos, nos reconhecemos e passamos a caminhar mais perto, a abrir estradas e corações, uns para os outros, a ousar juntos.

Em 2015, no CEU Heliopolis, abrimos a rede para educadores latino-americanos, muitos projetos, muito voluntários, 650 educadores, cresce a CONANE, constitui-se a rede, começam os encontros Regionais. Educadores de todas as regiões do país sonham conosco e constroem sua prática,  inspirados e inspiradas pelos encontros. Surge a ANE levando à prática nossos sonhos, dentro da Universidade. Mas é pós-graduação, extensão ou o quê? - indagavam os que gostam de rótulos. Respondíamos: é educação, na mais pura e bela forma.

Em 2017, firmamos nossa participação no ENA - Encuentro Nuestra América, somos a casa do ENA no Brasil. As CONANEs regionais são uma realidade: Paulista, Caiçara, Candanga, Chapada dos Veadeiros, Potiguar, Paraíba.
Nosso sonho se espalha, construído a muitas mãos e mentes. 

Em 2019 - Interculturalidade, raízes, educação e direitos, oficinas, espaços abertos, 62 projetos selecionados para apresentação, rodas vivas radicalizando o diálogo, cultura.
No V ENA somos a maior delegação de educadores entre os 11 países presentes. 

A  CONANE tem transformado vários espaços, construído pensamento crítico, alargado a compreensão da amorosidade freireana, do bem como princípio, da generosidade como ação, da aprendizagem como objetivo maior, da mudança social e consciência de luta e da alegria que nos deu e dá potência de agir a partir de nossas paixões pela docência dedicada às infâncias e às juventudes. 
A CONANE objetiva uma educação melhor, mais justa, mais ética, mais autônoma, mais plural, mais inclusiva e, claro, que não permita práticas privativistas da educação pública, seja na educação básica, seja na educação superior. Liberdade para pensar, para viver, para aprender. E, claro, deseja uma educação radicalmente social, educação como transformação social e popular, comprometida com os princípios de uma pedagogia libertária e de reconhecimento do protagonismo infanto-juvenil. 

Somos um território de diálogos.
Retomemos a alegria de r-existir como educadores e educadoras ! 
A CONANE é de vocês, é nossa.

Saboreiem...

 
QUEM FAZ A CONANE PRA VOCÊ

Em 2013 um grupo de educadores sonhou e ousou construir uma rede de educadores que buscam alternativas para uma nova educação. Daí em diante o sonho foi virando realidade, com você, para você...

Ana Júlia Zaks

Ana Júlia Zaks

Cientista Ambiental, Mestre em Educação e Designer em Sustentabilidade. Educadora socioambiental, mobilizadora de pessoas e articuladora de sonhos. Atua com Economia Solidária, Aprendizagem com a Natureza, Permacultura e Educação para um mundo mais justo, solidário e abundante.

Fátima Vidal

Fátima Vidal

Professora na Universidade de Brasília, Mestre e Doutora em Educação, Coordenadora dos Projetos de Extensão Diálogos com Experiências Educacionais Inovadoras (AUTONOMIA) – junto com colegas de diferentes departamentos – e Semeadores de Investigação (SEMILLERO). Mais uma sonhadora da coordenação geral da CONANE.

Raisa Moura

Raisa Moura

Educadora Física, instrutora de Yoga e de Permacultura, facilitadora de danças circulares, jogos cooperativos e metodologias colaborativas, acredita na importância de se cooperar onde todos podem VenSer.

Sônia Goulart

Sônia Goulart

Educadora, por ofício de alma, facilitadora de diálogos, construtora de redes e pontes para que o mundo se configure de outras formas, com mais amor, paz, solidariedade, compaixão, responsabilidade para com este planeta. Em 2013 sonhou com um movimento de educadores que se traduziu na CONANE, e desde então vem abrindo esses espaços e tempos de diálogo sobre a educação, no Brasil e no mundo, dentro ou fora do que chamamos de escola.

Talita dos Anjos

Talita dos Anjos

Facilitadora de diálogos, Advogada com especialização em Direitos Indisponíveis e MBA em Gestão de Negócios Socioambientais. Atua na organização da Conferência Nacional de Alternativas para Uma Nova Educação e outras iniciativas inovadoras, contribuindo para a formação de redes e transformações no sistema educacional vigente.

Tamine Cauchioli

Tamine Cauchioli

Pedagoga, professora da Secretaria de Educação de Brasília. Mestrado na área de educação e subjetividade. Faz parte do grupo Autonomia que busca fomentar e fortalecer as práticas pedagógicas que inovam e transformam a educação em Brasília. Descobrindo diariamente novas habilidades e paixões nas áreas de educação, audiovisual, cultura e tecnologias.

 

Parceiros

1/8
 
REGISTRE SEU E-MAIL

Registre seu e-mail e receba as informações da CONANE e dos nossos próximos eventos!

Entre em contato com a gente!
Ou pelo e-mail
  • White Facebook Icon

© 2019 CONANE - Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação 

Ana Júlia Zaks

Cientista Ambiental, Mestre em Educação e Designer em Sustentabilidade. Educadora socioambiental, mobilizadora de pessoas e articuladora de sonhos. Atua com Economia Solidária, Aprendizagem com a Natureza, Permacultura e Educação para um mundo mais justo, solidário e abundante.